O Boeing 777 é um avião widebody de longo alcance, projetado e fabricado pela companhia norte-americana Boeing. É o maior avião bi-jato do mundo, com o motor mais potente já produzido. Pode transportar entre 283 e 368 passageiros na configuração de três classes, por até 17.000 km, ligando as principais capitais sem escala. As principais características visuais do Boeing 777, que o diferem do demais aviões, são o diâmetro de suas turbinas turbofan (são as maiores do mundo), seu trem de pouso com seis pneus cada (total de 12), e sua fuselagem tipicamente circular e comprida.
Variantes
777-100
Uma versão de menor capacidade do Boeing 777, foi oferecida à Continental Airlines e à Delta Airlines, como uma opção aos velhos L-1011 e DC-10 das frotas de ambas as companhias, mas ambas as empresas recusaram a oferta da Boeing. Isto levou a última a modificar o 777-100 no 767-400ER, para satisfazer às necessidades de ambas as linhas aéreas.
777-200
O modelo básico do 777-200. Primeiro cliente foi a United Airlines, que recebeu o primeiro 777-200 em maio de 1995. Peso máximo de decolagem é de 247,210 toneladas e alcance máximo de 9,695 km. Sua capacidade de passageiros é de até 315 passageiros em duas classes. As opções de motores são dois turbofans Pratt & Whitney PW4077, General Electric GE90-77Bs ou Rolls Royce Trent 877s. O concorrente direto deste modelo é o Airbus A330-300.
777-200ER (Extended Range)
Originalmente designado como 777-200IGW, foi criado como uma opção de maior alcance do 777-200. O 777-200ER possui características como maior capacidade de carregar combustível, peso máximo de decolagem de 286 toneladas, e alcance de 14,316 km. ER significa Extend Range (Alcance Estendido). O primeiro cliente foi a British Airways, que recebeu a primeira aeronave em fevereiro de 1997.
O 777-200ER pode ser motorizado com motores: Pratt & Whitney PW4084 ou Rolls-Royce Trent 884. O Rolls Royce Trent 800 é o principal motor do 777, correspondendo por 43%. O motor é usado na maioria dos 777-200, ER e 300 mas não é oferecido no 200LR e 300ER.
O avião detem alguns recordes, quando em abril de 1997, um 777-200ER da Malaysia Airlines voou da fábrica da Boeing em Seatle, até Kuala Lumpur, totalizando uma distancia de 20,044 km, em 21 horas e 23 minutos sem pouso para reabastecimento. O vôo foi feito sem passageiros a bordo. O avião também é reconhecido por outro fato; o vôo mais longo (192 minutos) relatado pela ETOPS, com o funcionamento de somente uma turbina feito pela United Airlines, com 255 passageiros a bordo em 17 de março de 2003 sobre o sul do oceano pacífico. Seu concorrente direto é o Airbus A340-300 e o futuro Airbus A350-800.
777-200LR (Long Range)
O Boeing 777-200LR tornou-se a aeronave de maior alcance quando entrou em serviço em 2006. É capaz de voar 17,446 km em 18 horas. Pode ser equipado com 2 turbofans General Electric GE90-110B1, ou GE90-115B turbofans. Pode carregar 301 passageiros divididos em 3 classes e 330 passageiros em 2 classes.
O MTOW foi consideravelmente aumentado com a adição de três tanques auxiliares no compartimento de carga, novas asas, reforços estruturais e a adição de Wingtips.O 1º vôo foi realizado em 8 de março de 2005. O 777-200LR entrou em serviço em janeiro de 2006. A única aeronave fabricada com alcance superior ao LR, foi o KC-10.
O 777-200LR foi inicialmente proposto como 777-100X. Seria uma versão encurtada do 777-200, semelhante ao Boeing 747SP. Uma fuselagem encurtada permitiria mais peso na decolagem em favor do tanque de combustível, aumentando o alcance. A aeronave carrregaria menos passageiros do que 777-200, e aumentaria os custos de passageiros por assento. Em 10 de novembro de 2005, um 777-200LR conquistou o recorde de maior vôo comercial non-stop com passageiros de Hong Kong, China, para Londres, Inglaterra. A viagem durou 22 horas e 42 minutos totalizando 21,602 km.
O seu primeiro cliente foi a Pakistan International Airlines ou PIA, que o recebeu em Fevereiro de 2006. Seu concorrente direto é o Airbus A340-500, com 700 km a menos de alcance, porém livre das restrições da ETOPS, e futuramente o Airbus A350-900R, com alcance proposto de 17,600 km.
777-300
Criado pela Boeing como um substituto dos 747-100 e 747-200, possuindo similar capacidade de passageiros e alcance, mas gastando um terço a menos de combustível, e 40% menos de gastos com manutenção.
A principal característica do 777-300, é a fuselagem alongada (10,1 m), comparada com a versão -200, tendo capacidade de carregar 550 passageiros em uma única classe, e é 13 toneladas mais pesado. O alcance com 368 passageiros divididos em 3 classes é de 11,135 km e 340 em duas classes. É equipado com dois turbofans PW4098, RR Trent 892 ou General Electric GE90-94B.
O primeiro cliente foi a Cathay Pacific, que começou a operar 777-300s em maio de 1998. Desde a introdução do 777-300ER em 2004, todos os operadores preferiram a versão ER do que a versão -300. O concorrente deste modelo é o Airbus A340-600.
777-300ER (Extended Range)
O Boeing 777-300ER é a versão Extended Range (Alcance Estendido) da versão 777-300, e contém algumas modificações, incluindo os motores General Eletric 90-115B, que são os motores aeronáuticos mais poderosos do mundo. Outras características incluem asas com desenho mais moderno, fuselagem reforçada e mais pesada e maior alcance, que é de de 14,685 km.
O programa 777-300ER foi lançado pela Air France, apesar de razões políticas, a Japan Airlines anunciava que era a empresa lançadora do modelo. O 1º vôo do 777-300ER foi em 24 de fevereiro de 2004. A 1ª entrega foi para a Air France, em 29 de abril de 2004. Desde a introdução no mercado da versão -300ER , 6 anos após a 1ª entrega do -300, todos os pedidos da série -300 séries foram para a variante ER . O competidor direto do 777-300ER é o A340-600HGW.
No Brasil, em julho, iniciaram as entregas para a TAM, que substituirão os MD-11 da antiga Varig, e contará com 8 aeronaves do modelo até 2012.Os primeiros voos estão sendo para Santiago do Chile, porém a médio prazo, farão rotas para Europa (Milão e Frankfurt).
777 Freighter
O 777F é uma versão para cargas do 777-200 com expectativa de entrar em serviço em 2008. Contém características do 777-200LR e o 777-300ER, usando do -200LR os reforços estruturais e os motores GE90-110B1, com os tanques extras e o trem de pouso da versão -300ER. Com carga útil de 103 toneladas, a capacidade do 777F, será similar as 112 toneladas do 747-400F, com quase a mesma capacidade de carga útil. A Boeing anunciou que o 747-8 oferecerá carga útil superior que a versão 747-400F, assim, o 777F será um substituto do antigos 747F e MD-11F cargueiros.
O 777F será capaz de exercer operações mais econômicas na faixa de 100 toneladas. Com a mesma capacidade de combustível do 777-300ER, o 777F terá alcance de 9,065 km com a carga máxima. Com isso, será capaz de fazer vôos non-stop sobre o oceano pacífico.
A Airbus já tem em desenvolvimento competidores, que serão o A330-200F, que apesar de ser menor, e ter menor capacidade de carga, será uma opção mais econômica, e futuramente o proposto A350-900F.
777 Tanker (KC-777)
O KC-777 é uma proposta da versão tanque do 777. Em setembro de 2006, a Boeing publicou um anúncio de que estava pronta e disposta a produzir o KC-777, se a USAF pedisse uma aeronave tanque maior do que o KC-767. Além do mais, a aeronave seria capaz de transportar cargas e pessoas.
Especificações
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